Mostre o seu trabalho - Austin Kleon

Paulo Potiguar
5 min readJan 12, 2018

Link da Amazon:

https://www.amazon.com.br/Mostre-Seu-Trabalho-Austin-Kleon/dp/8532530907/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1515755763&sr=8-1&keywords=mostre+o+seu+trabalho

Uma pequena dica: Atualmente prefiro ler a versão ebook do que a física. Quando eu ouço falar de um livro que me interessa, baixo sua amostra grátis e se gostar da leitura, compro a versão completa. Com isso consigo começar a ler logo que me interesso pelo livro. Quando comprava a versão impressa, precisava esperar dias até o livro chegar e já tinha perdido o interesse.

POR QUE COMECEI A LER ESSE LIVRO

No começo do ano de 2018 estava lendo o livro “A sutil Arte De Ligar o Foda-se” de Mark Manson (livro que irei explorar em uma outra ocasião). Ao ler livros, eu sinto uma vontade latente de passar a mensagem daquele livro adiante. Não basta eu adquirir aquele conhecimento, preciso compartilhá-lo com alguém. Claro que entre um assunto e outro dentro de um conversa entre amigos, aproveito para citar algum aprendizado. Mas para mim não é o bastante.

Sempre quis expor mais meus pensamentos, minhas ideias, meus aprendizados. Mas, como normalmente acontece, o medo da exposição ao ridículo era maior do que a vontade de compartilhar conhecimento. Algo que mudou ao me deparar com o livro Mostre o seu trabalho de Austin Kleon. Já conhecia o autor pelo livro “Roube como um Artista”, o qual também recomendo a leitura.

Em uma primeira impressão pode parecer que o livro foi escrito para artistas que querem aprender a divulgar melhor o seu trabalho, mas aconselharia ele pra qualquer profissional. Afinal, como eu aprendi ao ler esse livro, ser um artista nada mais é do que imprimir sua essência dentro de uma atividade. E acredito que o tempo todo, em todos papeis que desempenhamos, estamos mostrando quem somos.

O problema é que por muitas vezes usamos máscaras em nosso dia a dia. Um dos nossos maiores medos é deixar alguém nos ver como realmente somos. Como eu gosto sempre de dizer “quer ver como alguém é de verdade, observe-a durante o carnaval. Carnaval é a época em que as pessoas tiram a máscara para brincar”.

Então, exercendo o meu papel de compartilhador de conhecimento escrevo a seguir não um resumo, mas sim quais foram pra mim as grandes mensagens deixadas por esse livro. O que eu absorvi de verdade.

AMADOR X PROFISSIONAL, SEJA UM ETERNO AMADOR

Adoro pesquisar o significado das palavras no dicionário, mesmo que entenda o seu significado. Hábito este aprendido com Mario Sergio Cortella. Gosto ainda de imaginar a sua origem. De qual palavra ela vem. E amador claramente vem de amor. Quem trabalha com ferro é ferreiro, com pedra é pedreiro, com amor é amador.

O Amador é aquela pessoa que ama determinado assunto, que é curioso, entusiasta. Que faz algo simplesmente por amor, seja remunerado por isso ou não. O profissional é aquele que já é bom, que já se sustenta financeiramente.

O livro traz a ideia de que você precisa ser um amador, um eterno aprendiz. Que aprenda algo e no processo se utilize dos meios de comunicação atuais pra propagar todo o seu aprendizado. Um verdadeiro amador aprende e compartilha. Divida o que ama, o que você é e com certeza atrairá pessoas interessadas.

SE O SEU TRABALHO NÃO ESTÁ ON LINE, ELE NÃO EXISTE

Esse foi para mim, a principal lição e frase desse livro. Isso é muito atual, já é uma verdade e será cada vez mais assim. Creio que essa frase deveria ser internalizada por todos, independente de profissão. A internet permite um status de intimidade que não dá pra competir. Vejamos.

Digamos que eu tenha duas opções de pintores para contratar. Um deles eu sigo no instagram, está sempre divulgando os seus trabalhos de pintura, compartilhando seu dia a dia, postando depoimentos de clientes satisfeitos, mostrando sua família, o que gosta de comer, que locais frequenta. O outro é apenas um número de telefone que consegui com um amigo. Qual dos dois irei contratar? A escolha é óbvia.

Por isso que após internalizar essa frase, entendi completamente que não há outro modo de ser “descoberto” se você não estiver online, seja médico, advogado, fotógrafo, pintor, escritor, engenheiro, cozinheiro, seja lá o que for, o seu consumidor não te achará.

MOSTRE O SEU COTIDIANO, ROTINA DE CRIAÇÃO

Fazendo isso você se conecta verdadeiramente com o seu seguidor. O importante é criar uma rede de fãs fortes, que te conhece profundamente, possui um sentimento de amizade e intimidade com você, de modo que consumiram tudo que você vender.

SEJA CONSTANTE

Se tornar alguém relevante não é uma corrida de 100m rasos, mas uma maratona. Compartilhe informação dia após dia.

NÃO SE PREOCUPE EM GANHAR DINHEIRO

Foque no conteúdo, em criar ideias, em compartilhar, em gerar valor. O retorno financeiro será uma consequência.

COMPARTILHE SUAS REFERÊNCIAS

Esse é um ótimo método pra começar, você não precisa compartilhar ideias 100% originais, você pode compartilhar conhecimento de terceiros que você gosta, mas claro, SEMPRE CITANDO AS REFERÊNCIAS.

RESUMO GERAL (COMO TRANSFORMAR O SEU HOBBY NO SEU TRABALHO)

1- Pense em algo que você gosta muito de fazer, que você faz apenas pelo prazer de fazer. Pode ser cantar, assistir séries, ler, jogar video game, cozinhar, atividade física.

2- Pesquise na internet meios de se tornar melhor nisso.

3- Melhore um pouco a cada dia.

4- Compartihe diariamente seus aprendizados. Sempre interagindo com quem os apreciar.

5- Quando construir uma base de ‘sólidos fãs’, crie produtos para eles consumirem.

6- Seja um eterno amador e repita o processo.

VEM NI MIM

Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/paulopotiguar1/
Me Adicione no Facebook: https://www.facebook.com/paulo.fonseca.31
Pense em mim, chore por mim.

--

--